Furg e SMMA lançam o Programa de Fortalecimento da Participação Popular na Política Ambiental Municipal, em Rio Grande/RS

Na manhã da última terça-feira, dia 05/11, na sede da Cooperativa de Reciclagem Santa Rita, foi lançado o Programa de Fortalecimento da Participação Popular na Política Ambiental Municipal. O programa é uma das ações realizadas por meio do Projeto de Formação Continuada de Gestores Ambientais no Contexto do Licenciamento Ambiental Municipal, um convênio entre a FURG, por meio do Laboratório Interdisciplinar MARéSS, e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Rio Grande, com recursos oriundos do Fundo Municipal de Meio Ambiente.

O lançamento foi realizado pela Professora Cristiane Costa, representando a Professora Tatiana Walter, coordenadora do projeto, e pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Eduardo Morrone. O Secretário ressaltou a importância do projeto para a maior participação das bases da comunidade na política de meio ambiente no município e para o acesso desses grupos aos recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, destacando também a realização da primeira reunião da nova composição do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA) para o dia 12/11, às 14h, no qual a Cooperativa Santa Rita agora ocupa uma cadeira.

Após o lançamento, teve início a primeira etapa de formação para as cooperadas e cooperados, tratando da Política Ambiental Municipal. Uma segunda etapa tratará da elaboração de projetos e a terceira será o acompanhamento da elaboração dos projetos pelas entidades. Ao todo, no ano de 2019, serão 12 (doze) entidades da sociedade civil organizada participando das 36 (trinta e seis) formações. Além da Cooperativa de Reciclagem Santa Rita, outros 5 (cinco) grupos populares já passaram por formação: Conselho Comunitário de Saúde, no bairro Cidade de Águeda, Associação de Moradores da Vila Maria, Associação de Moradores da Querência, Associação de Moradores do Bairro Atlântico Sul e Associação de Moradores do Bairro Santa Rosa.

Ao final de cada formação são entregues as cartilhas sobre o tema, elaboradas pelos extensionistas e impressas pela Editora e Gráfica da FURG. As apostilas e demais materiais de apoio utilizados na formação podem ser acessadas no site: https://projetolicenciamentoambiental.furg.br/cursos/participacao-popular. O encerramento das atividades culminará no 3º Seminário Desafios do Licenciamento Ambiental, com data prevista para 15/12, que terá como tema a “Ação Popular na Política Ambiental Municipal.

Com informações da Coordenação do Projeto

Fotos: Coordenação do Projeto