Festival de Bandas Zeca Langone reúne grande público no Partage Shopping em sua quarta edição

Na tarde do último domingo (31), a quarta edição do já consagrado Festival de Bandas Zeca Langone, ocorreu no Partage Shopping Rio Grande reunindo um grande público que se fez presente para prestigiar as bandas marciais do município.

O evento, que é uma realização da Associação de Pais, Amigos e Componentes da Banda Marcial da Escola Wanda Rocha em parceria com a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Município da Cultura e o Partage Shopping Rio Grande, homenageia o grande incentivador de bandas marciais Zeca Langone.

Nesta edição, foram homenageados também Marci Farias, mais conhecido como Tuti, e Danilson Cardozo Furtado, dois dos principais nomes da história das bandas marciais de Rio Grande, que prestaram um importante papel social na cidade e faleceram neste ano.

Durante toda a tarde, 15 grupos mostraram suas apresentações ao público, entre eles bandas marciais e fanfarras dos municípios de Rio Grande e região. A banda de música da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército de Pelotas abriu as apresentações. Já a Banda do Corpo de Fuzileiros Navais de Rio Grande fez o encerramento. O prefeito Alexandre Lindenmeyer prestigiou o evento e, em sua fala, destacou a importância de homenagear pessoas como Zeca Langone.

“É uma satisfação estar aqui. Quando falo em relação ao nome do Zeca Langone, fica o reconhecimento pela sua trajetória de vida e o quanto se doou por essa escola e em defesa da música. Fica também meu reconhecimento em memória do mestre Tuti e Danilson que assim como Zeca, são pessoas que deixaram um legado extraordinário. Eu vejo, através da articulação das bandas das nossas escolas uma oportunidade incrível para o aprendizado da música e também para a integração entre os jovens e adolescentes em pautas boas de convívio, de respeito, de parceria, de trabalho em conjunto sabendo que ninguém faz as coisas acontecer sozinho. Nós, de forma coletiva sem dúvida alguma podemos construir mais.”, finaliza.

Para o secretário de Cultura, Ricardo Freitas, o Festival é uma justa homenagem para quem tanto contribui ao movimento das bandas no município. “Para além da música existe um espaço de convivência, de conscientização, onde nossos jovens encontram na banda oportunidades de integração, abrindo novos horizontes e através da música conhecendo novos caminhos. Este evento é uma mostra do que existe de melhor na cidade e região, e quem ganha com isso é a comunidade”.

Vanessa Pintanel, secretária de município da Educação, enfatizou a parceria com a Marinha nas escolas que tem possibilitado a reativação de várias bandas no município. “A participação do estudantes nas bandas é difundir a cultura nas nossas escolas, vida longa a este evento”.

Além dos já citados, estiveram presentes no Festival o vereador André Lemes, representando a presidência da Câmara Municipal, a diretora da Escola Wanda Rocha Martins, Irma Cristina, a Gerente de Marketing do Partage Shopping, Michele Rossetini, a presidente da Associação de Pais, Amigos e Componentes da Banda Marcial Wanda Rocha, Lara Gonçalves Marques, e os representantes da Associação de Bandas do Rio Grande do Sul, José Maria Hallal e José Francisco da Luz.

Postado em: 1 de julho de 2019

Tamanho da fonte