Fake News: Suspeitos com Coronavírus internados por falta de testes

A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Saúde, esclarece à população rio-grandina que não é verdadeira a informação que circula em aplicativos de mensagens (whatsapp) e redes sociais, como Facebook e Instagram, que há suspeitos com sintomas de coronavírus internados no Hospital Universitário da FURG, em decorrência da falta de testes. O Comitê Interno de Enfrentamento ao Coronavírus desconhece essa informação e reafirma que há, sim, testes disponíveis para os pacientes que porventura se enquadrem como casos suspeitos, na Vigilância em Saúde.

A população pode sanar dúvidas sobre os sintomas que possa estar apresentando, que podem ser de uma enfermidade diferente, sem relação com o coronavírus. Os números disponibilizados pela Vigilância Epidemiológica são os telefones 3231-3456 e 3233-7288. Nestes contatos existem profissionais disponíveis para atender ligações e esclarecer todas as dúvidas que surgirem. O Ministério da Saúde esclarece dúvidas similares pelo número 136 e a Secretaria de Estado da Saúde pelo número 150.

Sintomas

Os principais sintomas para identificar a doença são semelhantes ao de uma gripe ou resfriado: febre, tosse e dificuldade para respirar.

Publicado em: 22 de março de 2020