Estudantes expõem “Universos Particulares” no Espaço Multiuso da Prefeitura

Um grupo de estudantes está com uma exposição no Espaço Multiuso localizado no prédio da Prefeitura do Rio Grande. Os trabalhos expostos foram abertos à visitação pública na tarde de terça-feira (3). No local, eles autografaram o livro que leva o mesmo nome da exposição: Universos Particulares.

Um dos alunos expositores fazia questão de dar um forte e demorado abraço nas pessoas que prestigiaram a abertura desse evento cultural e levá-las até onde estava a sua obra de arte. Outra expositora apenas sorria e circulava, por várias vezes, em torno de um dos pilares do prédio do Espaço Multiuso. Assim como os demais expositores, todos receberam muita atenção e carinho de familiares, professores e autoridades que estiveram na abertura do evento. Os estudantes frequentam a Escola Municipal de Educação Especial Maria Lucia Luzzardi, cuja atenção é voltada para alunos autistas e psicóticos do município do Rio Grande.

A abertura da Exposição contou com a presença do prefeito Alexandre Lindenmeyer e da primeira-dama Eunice Lindenmeyer, da secretária Darlene Pereira (Gabinete de Programas e Projetos Especiais), do vereador André Lemes, representando a Câmara de Vereadores, e da diretora da escola, Bernadete Moraes, entre outras autoridades.

Conforme a diretora, a exposição de vários e grandes painéis em forma de auto-retrato, produzidos por jovens e adultos da Escola, “é um trabalho desenvolvido ao longo desse ano, dentro do projeto Ser e Pertencer, em que estimulamos o tema pertencimento, a partir do qual eles desenvolveram outra proposta, o auto-retrato.” São 21 telas trabalhadas por alunos e alunas de 13 a 40 anos.

Paralelo à Exposição, foi desenvolvido o livro Universos Particulares, em que seis professoras narram a história de seis alunos, a partir de entrevistas feitas com as mães deles. No livro, há um espaço em que é especificado o que é o autismo, conta-se um pouco da história da Escola e todos os tipos de atendimento que contemplam a rede do autismo.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer disse aos estudantes, familiares e professores que a Exposição era um presente para a comunidade rio-grandina. Parabenizou a todos afirmando que “vocês embelezam com arte as nossas vidas”.

A exposição Universos Particulares e os livros vão estar no Espaço Multiuso até o dia 19 de dezembro. Após, irão para a Feira do Livro no Cassino.

O que quero curar em mim?

A Escola Maria Lucia Luzzardi desenvolveu outro projeto com as mães dos estudantes, ao longo desse ano. O grupo de mães trabalhou com a temática da cura, ou seja, “o que eu quero curar em mim”. A ideia, conforme explica a diretora Bernadete Moraes, foi buscar o que cada uma gostaria de curar em si própria. “A partir desse olhar de cura, elas lincaram com o que aprenderam com os filhos e o que poderiam oferecer para o mundo em relação a esse aprendizado. O resultado do trabalho foi exposto em forma de uma mandala, um símbolo que unifica todos os sentimentos.”

 

Assessoria de Comunicação PMRG

Postado em: 4 de dezembro de 2019

Tamanho da fonte
Contraste