Entregue para a comunidade novo espaço de lazer na Praça Tamandaré

A Prefeitura do Rio Grande entregou à população no meio da tarde desta quinta-feira (11) um novo espaço de lazer. A comunidade rio-grandina marcou presença na solenidade de entrega e chegou cedo, antes das duas da tarde, para aproveitar o recanto e assistir à apresentação da banda marcial da Escola Helena Small. Durante muito tempo o local serviu como depósito de rações para animais. Recuperado e transformado pela municipalidade, o aconchegante espaço dentro da Praça Tamandaré (atrás da Casa do Artesanato) vai estar disponível ao público das 8h às 20h.

A Secretaria de Controle e Serviços Urbanos de Rio Grande (SMCSU) foi a unidade responsável pelo trabalho de revitalização do espaço. O projeto paisagístico incluiu a revitalização de todo o piso, a construção de um caminho/circuito de pedras, a colocação de grama, iluminação, bancos, namoradeiras e floreiras. As secretarias de Infraestrutura (SMI), de Desenvolvimento Primário (SMDP), de Meio Ambiente (SMMA) e de Acessibilidade e Segurança (SMMAS) foram unidades apoiadoras nos serviços desenvolvidos para a revitalização.

Durante a solenidade o secretário da pasta de Serviços Urbanos agradeceu a dedicação de todos os envolvidos na construção do espaço e fez a entrega de placas de agradecimentos ao grupo, entre servidores da oficina da SMCSU, artesãos, responsáveis pelo projeto arquitetônico, unidade administrativa da pasta, iluminação e cuidadores da praça. Também pediu para que a população preserve o espaço. “É uma espaço público de todos e todas e por isso tem que ser cuidado e preservado também. Nós queremos  fazer ainda outras intervenções aqui, como a disponibilização de uma máquina de água quente, para que as pessoas possam vir e tomar seu chimarrão. Nós pedimos que cuidem, preservem o que é seu”, disse Dirceu Lopes. A unidade de Serviços Urbanos está executando o projeto de revitalização de todo o complexo da Praça Tamandaré, que envolve doze etapas.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer, que acompanhou a entrega do espaço ao lado do vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes e demais gestores municipais, falou sobre a importância na recuperação de toda a Praça Tamandaré e a ocupação dos espaços públicos pela população. “Nossa praça é a maior praça do interior do estado em tamanho. Uma praça que tem história e que precisava muito dessa recuperação que está em curso, como a concretagem do fundo dos lagos, os reparos nas fugas de esgoto que deixavam a água verde, a restauração do bonde, a transformação desse local em área de lazer, e outros que estão em curso. Gradativamente nós vamos avançando na recuperação dos nossos espaços públicos e o que queremos é que a população ocupe e se aproprie destes espaços”, reiterou o prefeito.

Foto: Marcos Jatahy
Foto: Marcos Jatahy

 

Foto: Marcos Jatahy

 

 

Foto: Julia Villas Boas

Foto: Julia Vilas Boas

Foto: Julia Vilas Boas

Foto: Julia Vilas Boas

Foto: Julia Vilas Boas

Foto: Julia Vilas Boas

Foto: Julia Vilas Boas

 

Foto: Julia Vilas Boas

 

Assessoria de Comunicação/PMRG

Postado em: 11 de julho de 2019

Tamanho da fonte
Contraste