Encontro de Mulheres Líderes da Cultura de Matrizes Africanas de Rio Grande reuniu Iyás no Salão Nobre da Prefeitura

A resistência e preservação milenar da cultura afro pelas Iyás foi o motivo de uma tarde de debates realizada nesta sexta-feira, 29, na Prefeitura do Rio Grande. A intenção do encontro foi dar visibilidade à cultura de matriz africana que é preservada nos terreiros. As iyás e o público em geral que participaram da atividade construíram juntos um momento de vivências, que contou com rodas de conversa, mostra cultural de dança e referências da temática étnico-racial do município. Iyás, Iyalorixás, mães de terreiro ou mães de santo são as líderes de um terreiro.

Um dos propósitos do evento foi também a discussão da construção de legislações voltadas aos povos de terreiro. Para isso, uma das facilitadoras do debate foi a Sibely Chaviel, que é advogada e secretária-geral da Comissão da Igualdade Racial da OAB/Subseção Rio Grande. Neste sentido, ela explicou que a finalidade primordial do dia era a da escuta, de ouvir os anseios dessa população. “A legislação de terreiro é uma causa pela qual eu ando lutando e participando desde o início do ano. Compondo a Comissão de Igualdade Racial da OAB esse é um tema que se engloba nas nossas pautas. Então a finalidade aqui hoje é ouvir as iyás, no intuito de escutar sobre quais são os seus anseios, suas dificuldades, qual é o cotidiano delas, do que sentem falta, quais suas carências, entre outros aspectos, como a intolerância religiosa”, afirmou.

Rio Grande é um dos municípios do Rio Grande do Sul que nos últimos anos tem reconhecido e encampado a pauta legítima dos povos de matriz africana. Avançou, por exemplo, na construção de legislações, com medidas como a Lei que criou a Política e a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial e o decreto que criou o GT para a construção de Políticas Públicas de desenvolvimento sustentável dos Povos de Matriz Africana. A cidade recebeu, inclusive, uma carta do Palácio de Oyó, na África, em reconhecimento às investidas em políticas públicas para os povos de matriz africana na cidade.

A secretária do Gabinete de Programas e Projetos Especiais da Prefeitura, Darlene Pereira, integrou o encontro reafirmando o compromisso da administração municipal na consolidação de políticas públicas para a população negra e lembrando ao público presente no Salão Nobre que o município está discutindo a sua nova carta do Plano Diretor, “sendo este um momento fundamental para a comunidade negra rio-grandina pensar e reafirmar seus espaços e seus direitos”, disse a gestora.

O secretário adjunto de Cidadania e Assistência Social e coordenador municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Chendler Siqueira, foi convidado para compor o evento, numa conversa com as iyás sobre a dualidade cidadania/povo de terreiro, destacou que estava bastante honrado pela participação. “Marcar a pauta destas representantes é trazer com elas valores seculares, modos de organização, como o da economia popular solidária, que podem servir como soluções para os problemas enfrentados pela sociedade. É uma honra para mim poder estar aqui hoje contribuindo, compartilhando e, acima de tudo aprendendo e escutando com atenção as mais velhas que carregam nossa tradição por séculos e gerações”, completou.

O encontro foi promovido em conjunto pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Social e Cultural da Comunidade Negra de Rio Grande (COMDESCCON), pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), pela Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres e pelo NEABI/IFRS. A administração municipal está entre os apoiadores do evento.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Tamanho da fonte