Em sua segunda edição, Patrimônio em Cena promoveu debate sobre Patrimônio Imaterial em abertura realizada na última quarta-feira (14)

Foi realizada na tarde da última quarta-feira (14), a abertura oficial da segunda edição do Patrimônio em Cena. O evento, que é uma realização da Prefeitura Municipal, estende-se até a próxima sexta-feira (16) e possibilita à comunidade em geral discussões, estudos e responsabilidades que cercam as múltiplas faces do patrimônio, nesta edição em especial o Patrimônio Imaterial.

Como principal objetivo, o evento tem a intenção de instigar a comunidade a entender os papeis sociais do poder público, da sociedade civil e a iniciativa privada enquanto agentes do patrimônio, já que este é um conjunto de todos os bens, tanto materiais quanto imateriais.

Participaram da abertura o prefeito Alexandre Lindenmeyer, o secretário de município da Cultura, Ricardo Freitas, a professora Débora Amaral representando a Pró-reitoria de Extensão e Cultura da FURG e a diretora do IPHAE/RS, Renata Galbinski Horowitz.

O Prefeito Alexandre, em sua fala de abertura agradeceu a presença de todos, principalmente em um evento que promove esse debate importante. “Fico extremamente contente por ter a oportunidade de ter nascido e morado na cidade do Rio Grande, uma cidade com toda essa diversidade cultural, toda sua grandeza histórica”.

Renata Galbinski Horowitz fez questão de agradecer pelo convite e destacou o fato de o Patrimônio em Cena já estar em sua segunda edição. “ É com muita satisfação que estamos aqui em Rio Grande, município este que está abrindo as comemorações do dia do Patrimônio Cultural do Estado. É a primeira vez que comemoramos em nível estadual e Rio Grande é uma cidade que está a frente disso, comemorando já pela segunda vez essa data tão significativa”, disse a diretora do IPHAN/RS.

A palestra de abertura ministrada por Renata teve como tema principal a Preservação do Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul: 40 anos.

O evento acontece até a próxima sexta-feira. Confira a programação:

Dia 15 de agosto de 2019

13h30 Credenciamento

13h45 Historiador Fernando Milani Marrera e Historiador Eduardo Rosca – São José do Norte: Uma Cidade em Molduras. Pensando o patrimônio através do Audiovisual. Exibição  e debate do vídeo produzido pela Produtora Anhangá Filmes.

15h15 Prof. Doutorando  Daniel Vaz Lima  (UFPEL) –  Do pedido de registro à salvaguarda de bens culturais: pelos caminhos da política de patrimônio imaterial   

16h15 Intervalo

16h30  Prof. Dr. Edgar Ávila Gandra (UFPEL) – Rio Grande, uma cidade operária! Tessitura social e o mundo do trabalho 

17h30 Gildo Gomes – Liderança Guarani Mbyá, da Aldeia Tekoá Para Roké; Claudio Ká Peni Leopoldino – Liderança Kaingang, da Aldeia Goj Táhn; Eduardo Ortiz–Liderança Guarani, da Aldeia Tekoá Yirembe. A Tradição Indígena e os desafios da atualidade.

Dia 16 de agosto de 2019

13h30 Credenciamento

13h45 Informes do Patrimônio:  Engenheiro Oldair Antônio Colares – Projeto para Produção e capacitação de Ladrilho Hidráulico – Secretaria de Município de Coordenação e Planejamento de Rio Grande/RS – 

14h15 Palestra Profa. Doutoranda Frantieska Schneid – Moda e memória: costuras acadêmicas –

15h15 Palestra Profa. Ms. Camila Rola Alves – Recanto Nossa Senhora de Lourdes Patrimônio dos Ilhéus 

16h00 Intervalo

16h15 Palestra Prof. Doutorando Alexandre Borges – A Cantoria do Terno de Santos em Povo Novo: um patrimônio imaterial do Município do Rio Grande/RS

17h30 Palestra Profa. Dra. Diana Costa de Castro – Patrimônio e Turismo

18h30 Apresentação Musical Terno de Santinho Santa Cruz

Exposições

Artista: Fototeca Municipal Ricardo Giovannini

Exposição: Deem Asas ao Brasil: Aerocuble Cidade do Rio Grande nos seus 80 anos.

Local: Galeria de Exposições Permanente da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini – andar térreo da Prefeitura Municipal do Rio Grande/RS.

Visitação: De 26/04/2019 à 13/09/2019.

Horário: 13h00 às 18h30

Observação: Para visitação em outros horários é solicitado um agendamento prévio, pelos telefones: 53 32338408/32338409 ou pelo email: fototeca.rg@gmail.com

Artista: Multiuso

Exposição: Paletas do Imaginário

Exposição: Local: Sala Multiuso – andar térreo da Prefeitura Municipal do Rio Grande/RS.

Visitação: De 05/08/2019 à 30/08/2019.

Horário: 13h00 às 18h00

 

 

 

Postado em: 15 de agosto de 2019

Tamanho da fonte
Contraste