20
MAR

Notícias

MAIS LILÁS DO QUE NUNCA: VEJA COMO FORAM OS PRIMEIROS DIAS DO CALENDÁRIO MARÇO LILÁS

Saúde, cultura, arte, esporte e lazer, qualificação profissional e conscientização sobre direitos e deveres das mulheres. O março nunca esteve tão lilás quanto nesse ano no município do Rio Grande. O envolvimento das servidoras públicas e da comunidade, aliado à descentralização de serviços nos bairros da cidade, garantiram o sucesso da primeira quinzena de atividades do Calendário Março Lilás, promoção da Prefeitura do Rio Grande em parceria com a FURG e com o Governo do Estado, através dos órgãos com representação no município.

Com lançamento no dia 8 de março, data em que comemora-se o Dia Internacional da Mulher, o calendário inovou ao propor ações durante todo o mês e teve, no discurso de lançamento do prefeito do Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, a certeza de que na sua gestão as mulheres rio-grandinas irão ter acesso à políticas públicas. "É uma pauta que precisa ter o protagonismo político deste Executivo para que possamos fazer a diferença ao longo destes quatro anos", reforçou.

A saúde bateu a porta das comunidades com a oferta de diversos serviços da Unidade Móvel da SMS nos bairros Parque Marinha, Cassino, Dom Bosquinho, Hidráulica e América. O debate sobre DST/AIDS no CRAS-Hidráulica aguçou a curiosidade de jovens, adultas e idosas e alertou para a necessidade da prevenção. No Anfiteatro do Hospital Miguel Riet Corrêa Jr, o HU, gestantes, parturientes, puéperas tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e trocar experiências com especialistas da saúde e do direito.

Os órgãos responsáveis pelo calendário ofereceram atividades físicas, de integração e de relaxamento para suas funcionárias, além de consultas para a prevenção do câncer de colo uterino e de mama.

Rodas de conversa foram realizadas com mulheres do campo e pescadoras discutindo temas importantes como a agricultura familiar e o seguro-defeso. O painel "Rede de Conversa sobre a Mulher na Pesca" mobilizou o segmento feminino pesqueiro - lotando o Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMAR). Orientações sobre a Lei Maria da Penha e quanto ao enfrentamento à violência contra a mulher também foram abordados no calendário, com plenárias realizadas na Hidráulica, Vila Maria e Parque Guanabara, que também ofereceu oficinas de reaproveitamento.

Exibição de filmes e exposições artísticos-culturais em locais públicos, atraíram olhares curiosos e levaram alegria para elas. O "Cinema na rua", parceria com o Cine SESC, e as exposições "Feminino em Foco" e "Sobre a Mulher" movimentaram o Largo Dr. Pio. As mulheres do bairro Getúlio Vargas também puderam apreciar as maravilhas da sétima arte com a exibição de filmes na sede do Órgão de Gestão de Mão-de-Obra do Trabalho Portuário Avulso do Porto Organizado do Rio Grande (OGMO/RG).

Em homenagem às rio-grandinas o site da prefeitura ficou lilás e assim permanecerá até o final de março, mesma cor da tenda que reuniu muitas das atividades já citadas em diversos pontos da cidade e do interior, como na Ilha dos Marinheiros e no Taim. O Calendário Março Lilás, segue o seu cronograma até o dia 27/03. A programação é diária e pode ser conferida na página www.riogrande.rs.gov.br.


Fotos da Notícia







* separar os emails por vírgulas
  
Facebook Twitter Flickr

Prefeitura do Rio Grande

Largo Engenheiro João Fernandes Moreira, S/N
CEP: 96200-015 :: Telefone: (53) 3233.8400