Caravana JÁ chega a Rio Grande e CCN marca seu retorno às terras gaúchas com apresentação na manhã desta terça-feira (13)

O Jornal do Almoço tem percorrido o estado e está visitando mais de 11 cidades gaúchas para mostrar as belezas, as riquezas e as histórias do nosso Rio Grande no quadro “Caravana JA”. Na manhã desta terça-feira (13), foi a vez de Rio Grande receber a repórter Brunna Colossi que veio conhecer mais sobre o município. A ação ocorreu no Largo Barbosa Coelho e contou com a participação da comunidade, que mesmo no frio de 7°C se fez presente para acompanhar a transmissão ao vivo em todo o estado.

Como parte das atrações, a Invernada Adulta do Centro Cultural Nativista Sentinela do Rio Grande realizou uma apresentação. O CCN desembarcou no último sábado em Porto Alegre e de lá, seguiram o retorno até Rio Grande depois de um roteiro de apresentações e intercâmbio cultural em terras portuguesas. O grupo, que estava desde o dia 2 de agosto representando a cidade no I Festival de Danças de Águeda, retornou para o município com a sensação de dever cumprido e hoje, pôde mostrar a comunidade rio-grandina um pouco do que foi apresentado em Águeda.

Para o coordenador da delegação do Sentinela, Luis Alberto dos Santos Louzada, o sentimento é de gratidão e dever cumprido. “Foi uma satisfação muito grande poder representar nossa cidade, estado e país no Festival de Águeda. Isso nos deixou com uma responsabilidade muito maior, principalmente por ter sido a primeira vez do CCN em uma apresentação internacional. O que se traz na bagagem é muito aprendizado, troca de cultura, tivemos a oportunidade de aprender e ensinar e principalmente promover a geminação entre os povos. Um povo extremamente acolhedor que fez com que nós nos sentíssemos em casa”, afirma.

Luis Alberto fez questão de agradecer em especial à toda a comunidade rio-grandina que se uniu para que este sonho se tornasse realidade. “Todos se mobilizaram em torno desse projeto, foi uma união muito bonita e somos muito gratos por ter tido a oportunidade de viver essa experiência”.

Além do festival, o CCN levou a cultura tradicional gaúcha também para as cidades de Mira e Espinho. Mais do que representar o município levando a dança para os portugueses, os integrantes do grupo puderam disseminar a geminação dos povos entre as cidades-irmãs Rio Grande e Águeda.

Também participaram da Caravana a banda do 5ª Distrito Naval e os alunos do Centro de Convívio Meninos do Mar, que puderam mostrar um pouco do trabalho de profissionalização de jovens e adultos realizado no município.

 

 

 

 

Postado em: 13 de agosto de 2019

Tamanho da fonte
Contraste