Calendário de ações do Mês da Proteção: campanha visa o Combate da Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

Na última sexta-feira (3), uma solenidade no Salão Nobre Deputado Carlos Santos da Prefeitura, marcou o início das atividades do Mês da Proteção, alusivo ao Combate da Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. A programação completa do mês inclui palestras, encontros, panfletagens, seminários, rodas de conversa, blitz, teatro, apresentação de peças audiovisuais, entre outras ações. O calendário pode ser conferido ao final do texto.

Em 2019, em Rio Grande, nos primeiros quatro meses, de acordo com levantamento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), foram registrados no Centro 54 casos, sendo 27 de violência sexual contra crianças e adolescentes. Assim como em outras estatísticas sobre violência, como contra a mulher, esses números demonstram que mais pessoas estão denunciando esse tipo de agressão.

Durante a cerimônia o prefeito Alexandre Lindenmeyer elogiou o trabalho desenvolvido pelos servidores da Secretaria de Município de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), afirmando ser fundamental que a sociedade enxergue e valorize a atividade dos profissionais. Em discurso, o prefeito demonstrou preocupação com o tema e citou ser grande o número de casos de violência contra crianças e adolescentes que chegam ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) no município.

A finalidade do Mês da Proteção é mostrar que a violência doméstica existe, como enxergar essa violência e seus indícios e, também, como enfrentá-la para diminuir esses dados, pontua a secretária Cristina Juliano.

Por que 18 de maio?

Neste dia, em 1973, uma menina de 8 anos, de Vitória (ES), foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado e os seus agressores nunca foram punidos.

Com a repercussão do caso, e forte mobilização do movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Desde então, esse se tornou o dia para que a população brasileira se una e se manifeste contra esse tipo de violência.

PROGRAMAÇÃO Mês da Proteção 2019

Assessoria de Comunicação/PMRG

Postado em: 6 de maio de 2019

Tamanho da fonte
Contraste