Autoridades prestigiam abertura da Robótica 2019 na FURG

Uma abertura com entusiasmo, expectativas e boa música. Assim foi a cerimônia que abriu o Robótica 2019, que ocorre desde o dia 22 e encerra no próximo sábado (26), em vários espaços da Universidade Federal do Rio Grande. A atividade internacional reúne centenas de participantes de vários estados do Brasil e do exterior. Na solenidade de abertura, o prefeito Alexandre Lindenmeyer e o vice, Paulo Renato Mattos Gomes estiveram presentes e foram acompanhados por secretários do governo municipal e outras autoridades. O coral de vozes da FURG abriu a solenidade que foi concluída com uma apresentação da Orquestra de Flautas da Secretaria de Município da Cultura.

O Robótica 2019 é uma esperança para a cidade, disse a coordenadora geral da atividade, Sílvia Botelho, quando se referiu às possibilidades que surgem de desenvolvimento, crescimento e geração de emprego e renda para o município com o Robótica 2019. Ela e a reitora da universidade, Cleuza Maria Sobral Dias agradeceram o empenho da Prefeitura que se mobilizou e dispôs de uma vasta infraestrutura pra organização do evento.

Alexandre Lindenmeyer disse que o Robótica 2019, recebido pela primeira vez numa cidade que não é uma capital de estado, “não é fruto do acaso, mas do trabalho de excelência que é realizado nas nossas universidades, em especial a FURG que completa 50 anos”. De acordo com ele, “todo esse empenho valoriza a inovação, a ciência e a tecnologia e o caminho da Educação como alternativa para transformarmos esse Brasil num país, efetivamente, melhor”, ressaltou o prefeito. Lindenmeyer afirmou que 2019 fica marcado como o ano que Rio Grande realizou uma olimpíada de robótica, dando passos importantes para que a cidade enverede no caminho da robótica e do conhecimento, estimulando as crianças rio-grandinas.

O Robótica 2019 é a união entre as mais respeitadas competições e os mais importantes congressos científicos nas áreas de Robótica e Inteligência Artificial (IA) da América Latina. Todos os anos, o Robótica acontece em um país da América Latina que reúne vários sub-eventos visando incentivar a pesquisa e o desenvolvimento na área de robótica. Pela primeira vez, uma cidade que não é capital sediou o evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), pelo Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) e pelo RobCup Brasil.

Dentro da programação, várias atividades se destacam no Robótica 2019: Finais da XIII OBR – 13ª Olimpíada Brasileira de Robótica; XVII CBR – 17ª Competição Brasileira de Robótica; IX MNR – 9ª Mostra Nacional de Robótica; X WRE – 10º Seminário de Robótica em Educação; VIII SBR – 8º Simpósio Brasileiro de Robótica.

A abertura oficial do Robótica 2019 contou, também, com a presença do vice-reitor, Danilo Giroldo, do deputado estadual Fernando Marroni (representando a Assembleia Legislativa gaúcha), do vereador André Lemes (representante da Câmara Municipal), além dos secretários de município Ricardo Freitas (Cultura), Francisco Spotorno (Infraestrutura), Cláudio Dutra (Desenvolvimento Inovação e Turismo), entre outras autoridades.

Assessoria de Comunicação PMRG

Postado em: 24 de outubro de 2019