Vice-Prefeito participou de Voto de Louvor da Câmara ao Vice-Almirante José Renato de Oliveira

Na tarde dessa sexta-feira (28), a Câmara Municipal concedeu voto de louvor ao comandante do 5º Distrito Naval, vice-almirante José Renato de Oliveira. O vice-prefeito Paulo Renato Matos Gomes representou a Prefeitura na cerimônia e ressaltou durante a sessão que, em um ano e meio, o vice-almirante conseguiu reunir o carinho de todos, fruto de um trabalho sério e comprometido. Ele desejou sucesso na trajetória do militar. “Leve a cidade mais antiga do Rio Grande do Sul no peito”, disse fazendo referência à troca próxima de comando.

A homenagem foi proposta pelo vereador Flávio Maciel (SD). Na ocasião, o parlamentar fez um breve relato do histórico do comandante. O carioca, nascido em 1961, ingressou em 1977 na Marinha do Brasil. O comandante possui um extenso currículo profissional, tendo recebido diversas condecorações ao longo da carreira, como a ordem de mérito naval, militar e aeronáutico. Há, aproximadamente, um ano e meio a frente do 5º distrito, tem uma atuação marcada pelo civismo e pela educação.

Flávio também lembrou o tratamento que o comandante sempre dispensou aos veteranos da Associação de Militares da Reserva e civis aposentados da marinha (AMIRCAM). Em breve, o distrito mudará de comando. O vereador disse que a solenidade serve para deixar registrado o reconhecimento do povo da cidade de Rio Grande ao seu trabalho.

A presidente do legislativo, Andréa Westphal falou sobre o legado que será deixado por José Renato. Segundo ela, o comandante possui uma relação estreita com as escolas do município, como a APAE e a escola bilíngue. Apesar de todo o conhecimento técnico adquirido, ela afirmou que o comandante não perdeu o coração. O voto de louvor é um ato de agradecimento pelo legado deixado na cidade.

O deputado estadual Fábio Branco, representando a presidência da Assembleia Legislativa do estado, enfatizou que a cidade tem tido sorte com os comandos, que trabalham em prol da formação do ser humano. O 5° Distrito tem tido a característica de fazer projetos sociais, abrir as portas da instituição e se relacionar com a comunidade.

Na tribuna, o homenageado disse ser agradecido por ter tido a oportunidade de conhecer melhor o Rio Grande do Sul. Também ressaltou a importância histórica da cidade, que é semente do estado. Para ele, é um orgulho comandar o 5º distrito naval, guardião dos restos mortais do Almirante Tamandaré, o maior da Marinha do Brasil.

Sobre a sua saída no final de julho, o comandante disse ter certeza que o próximo será melhor. “Eu costumo dizer que todos que vem depois fazem um trabalho melhor. Eu tenho certeza que o próximo comandante será melhor, porque a Marinha precisa caminhar para frente.” Agradecido, enfatizou que a singela lembrança feita pelo legislativo ficará marcada na história de sua vida.

Além das autoridades já citadas, estiveram presentes no ato o comandante do 6º GAC, Coronel Rafael Barros; o comandante do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande, Capitão de Fragata Wagner Grund Marinho; o chefe do estado-maior do 5º distrito naval, capitão de mar e guerra Levi da Silva; o deputado estadual Neri Júnior; o capitão dos portos do Rio Grande do Sul, o capitão de mar e guerra Reinaldo dos Santos, o diretor do centro de Intendência da Marinha de Rio Grande, capitão de fragata Sérgio Pires; comandante da estação naval do Rio Grande, Capitão de fragata Henrique Solis; o comandante do esquadrão HU-S1, capitão de corveta Ricardo Oliveira e a diretora da policlínica naval, capitã de fragata Fátima Vieira.

 

Da Assessoria de Comunicação da Câmara

Com edição da Assessoria de Comunicação/PMRG

Fotos: Câmara Municipal do Rio Grande

 

Postado em: 28 de junho de 2019

Tamanho da fonte
Contraste